O tamanho da taça

Será que o tamanho da taça de vinho nos influencia, efetivamente, na quantidade que vamos consumir? Um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, concluiu que sim.

Vamos entender essa pesquisa, para a gente refletir um pouco sobre o tamanho de nossas taças. Ou, pelo menos, para a gente se divertir, com mais essa informação!

Os pesquisadores envolvidos nesse estudo já tinham concluído, anteriormente, que o tamanho da taça “engana” o nosso cérebro a respeito da quantidade de vinho que é servida. Num estudo prévio, eles já haviam concluído que as pessoas tendem a achar que existe menos vinho em uma taça grande do que em uma taça menor, mesmo que as quantidades servidas sejam exatamente as mesmas, nas duas taças. Do que estamos falando? De ilusão de ótica.

Partindo daí, esses cientistas fizeram uma nova pergunta: “O tamanho da taça de vinho influencia as vendas para consumo in loco?”

A pesquisa aconteceu em um estabelecimento inglês, que normalmente trabalhava com porções de 125 ou de 175 ml de vinho, servidas sempre em taças de capacidade para 300 ml.

Para o teste, os pesquisadores incluíram outros dois modelos de taças: um menor, de 250 ml de capacidade, e outro maior, com capacidade para 370 ml de vinho. Mas as porções se mantiveram do mesmo tamanho, e ao mesmo preço.

Ao final de 16 semanas de pesquisa, o estudo concluiu que taças maiores fazem com que o consumo de vinho aumente, mesmo que as porções se mantenham as mesmas. Ou seja, as pessoas tendem a “repetir” mais vezes quando degustam em taças maiores, pois acabam tendo uma percepção menos clara do quanto estão consumindo, e acabam bebendo mais rápido.

Vale ressaltar que os três tamanhos de taça utilizados no estudo seguiam o mesmo estilo, sendo modelo Bordeaux. Então, o design entre elas era uma constante, e não uma variável, na pesquisa.

Não custa lembrar que os diferentes formatos de taça, os diferentes designs, mesmo que não influenciem a quantidade de vinho consumido, têm influência sobre a experiência degustativa de cada estilo de vinho. Para ler sobre isso, clique aqui.

Os cientistas envolvidos na pesquisa afirmam, contudo, que o estudo requer maior aprofundamento, inclusive a respeito do consumo de vinho no ambiente residencial.

Falando nisso, ao escolher as taças de vinho para a sua casa, leve em consideração todas as informações que julgar importantes, inclusive as desse estudo, se for o caso, principalmente se for optar por um único formato e um único tamanho de taça, para todos os estilos de vinho. Saiba mais sobre essa ideia, clique aqui.




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em